GESTAR II
TP6
Na TP6, vimos um pouco sobre a organização de textos argumentativos e suas soluções, as fases de planejamento que o educador deve privilegiar nos momentos da produção em sala de aula ( escrita, revisão e edição ) e que todo processo de produção deve perpassar por parâmetros de análise. Aprendemos que o ensino e aprendizagem do processo de revisão requerem uma pratica de estratégias de releitura, reflexão e do afastamento do escritor do seu próprio texto. Outro fator importante é não colocar excessivas exigências para escritores que têm severos problemas com a escrita.
Estudamos também as funções básicas da língua escrita que é sócio comunicativa, é utilizada para expressão individual, centrada no eu, como na autobiografia, diário, depoimentos etc.; Apelativa” centrada no interlocutor para modificar seu comportamento; Metalingüística quando a linguagem se refere a si mesma, se constituindo objeto de descrição e explicação; Poética o texto apresenta as suas possibilidades expressivas, o visa elaborar no leitor uma experiência estética e a Referencial, utilizada para descrever, conceituar, informar o leitor.
Ficou claro por meio dos estudos realizados que toda manifestação lingüística é basicamente argumentativa, mas nem sempre temos consciência disso.
O tema “Literatura para adolescentes”. Discutimos sobre a riqueza literária encontrada nos livros e que um mesmo livro pode ser lido por duas ou mais pessoas e todas elas terão impressões e opiniões diferentes da historia,e que isso deve ficar claro quando se tem o adolescente como público alvo. Sabemos que eles lêem pouco, mas muitas vezes, seus problemas de leitura insuficiente estão ligados a uma leitura insuficiente do professor e de prática pouco produtivas da escola, em torno do ato de ler, já que na maioria das vezes a leitura e a escrita perde sua função social dentro da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário