terça-feira, 20 de julho de 2010

GESTAR II TP3

GERTAR II
TP3
Nessa TP3, foram discutidas as questões dos gêneros textuais, e que é através deste que desenvolvemos a competência sociocomunicativa, nas quais somos capazes de organizar as informações lingüísticas de acordo com a finalidade do texto com os objetivos do interlocutor.
Compreendemos também que a organização e a seqüência textual ou gênero é definido de acordo com interlocutor que se deseja alcançar, ou seja, que facilitara a comunicação como é o caso dos autdor, propagandas etc.
Assim pode-se dizer eu gêneros textuais são realizações lingüísticas concretas definida por propriedades sociocomunicativas, é a situação de produção que determina em que gênero ele é realizado, logo estes não definem por aspectos formais ou estruturais da língua e sim a sua funcionalidade o seu uso.
O mais importante dentro da discussão sobre gêneros é que nós educadores compreendemos que a identificação e conseqüentemente classificação dos gêneros resulta de uma serie de fatores lingüísticas e sociais, e que cada fator sozinho não pode ser utilizado pra classificar um determinado gênero e que um único texto pode apresentar uma mistura de gêneros com predominância de um para sua classificação sempre deve se levar em consideração a finalidade para a qual o texto é construído.
Os gêneros textuais como produtos sociocomunicativos, não comporta uma classificação pré-determinada, ou exaustiva, ela flexível, ou seja, em cada situação os gêneros podem “transpor” de uma formatação especifica para outra, almejando atingir a objetivos sociocomunicativos diferentes.Assim na sala de aula o educador deve buscar esse caminho de transparência de um gênero para outro, nos momentos de produção textual e que essa busque sempre estabelecer conexões com a vida fora dos limites da escola, já que estas facilitam o processo ensino aprendizagem, vale ressaltar eu quanto mais variada à circulação de gêneros na sala de aula tanto mais os alunos serão capazes de fazer uso e identificar os vários gêneros textuais.

Um comentário:

  1. OI, Telma! Visitei seu blog... tá de mais! Para ele ficar mais legal ainda, faça uma revista nos relatórios e veja palavras, concordâncias verbal e nominal, eacentuações e espaçamento entre palavras.
    Um forte abraço.
    Rubem

    ResponderExcluir