GESTAR II
TP4
A TP4 nos remeteu ao nosso processo de construção da escrita uma vez que o seu estudo nos fez refletir quanto ao desenvolvimento da escrita, sua função social e as diversas formas que a sociedade letrada a utiliza e representa.
Assim é possível salientar que as reflexões feitas nos grupos sobre o conceito de letramento se tornou bem mais amplo pois com as intervenções do formador concluímos que letramento não se restringe apenas a escrita convencional e sim aos modos com que esta se apresenta na sociedade, com seus usos e suas funções nas diferentes situações comunicativas em que é utilizada coletiva e pessoalmente. Compreendemos também com o estudo da TP que a leitura e a escrita são atividades de comunicação e que fazem parte da cultura e ao mesmo tempo se constroem historicamente.
Foi debatido também nesse encontro como se da os usos e funções da escrita no cotidiano leitura na sala de aula.
Foi salientado também a importância de valorar os conhecimentos prévios do sujeito envolvido no processo.
Ainda discutimos que o “Ler” é diferente do “Compreender o texto”, pois o ato de ler se restringe a reconhecer palavras e seus significados e já a compreensão é bem mais amplo, pois alem do reconhecer palavras e significados é também um construir pensamentos, raciocínios e saberes, carregados de intenções do sujeito que lê.
Por fim essa TP trouxe para práxis de qual quer educador uma grande contribuição tanto no ato de valorar os saberes do educando como nas questões que envolvem os processos de construção da leitura e da escrita perspectiva do letramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário